Menu


SERVIÇOS ESPECIAIS EM PERÍCIA GRAFOTÉCNICA

A documentoscopia é a ciência que estuda os documentos de interesse judicial. Os documentos são registros sobre suportes e objetiva-se buscar suas autenticidades, falsidades, autorias e conteúdos.

Quanto aos gêneros, os documentos analisados pela documentoscopia podem ser considerados: textuais, com impressos e manuscritos; cartográficos; iconográficos; filmográficos; sonoros; micrográficos; informáticos; outros.

Os textuais constituem-se os objetos estudo da perícia grafotécnica e são os mais frequentes dos achados periciais cíveis e criminais de interesse da Justiça.

Assim sendo, a grafotécnica é o ramo de estudo da documentoscopia que pericia as autorias e falsificações dos registros manuscritos sobre suportes.

A perícia grafotécnica é de suma importância para as fases policial e processual, constituindo-se importante instrumento auxiliar da Justiça para Delegados de Polícia, Advogados, Promotores de Justiça e Juízes de Direito e para as Partes no processo judicial.

A moderna grafotécnica impõe uma nova metodologia de trabalho de análise, não se atendo mais, simplesmente, ao efeito paradigma, ou seja, à comparação entre escritas teste e padrão.

Ao longo dos vinte anos de exercício funcional como Perito Criminal Oficial o Perito Nudi logrou êxito em criar novas técnicas de análise grafotécnica com cunho estritamente científico, as quais foram testadas para fundamentar os enunciados das conclusões dos milhares de laudos periciais criminais grafotécnicos elaborados de ofício.

Através da morfologia gráfica comparada, criou novas técnicas de análise dos elementos subjetivos da escrita, entre elas a técnica de análise grafotécnica denominada “valores radiais de segmentos do gesto gráfico” e “valores angulares de segmentos do gesto gráfico”, e suas derivações, entre outras.

© 2019 Copyright - Todos os direitos reservados